13/01/2016

Senac amplia portfólio de cursos de educação a distância para brasileiros que vivem no Japão. 

Senac EAD no Japão

Há um ano, o Senac deu um importante passo na oferta de educação a distância (EAD) com a primeira turma do curso Técnico em Administração para brasileiros residentes no Japão. Dado o sucesso da atuação no outro lado do mundo, duas novas programações passam a ser oferecidas por lá em 2016: Marketing e Recursos Humanos. Ao ampliar o portfólio de cursos, o número de pessoas atendidas salta de 20, da turma-piloto, para mais de 1oo a partir deste ano. O projeto é realizado em parceria com a Escola Alegria de Saber, uma das mais importantes instituições de ensino brasileiro no Japão.

A continuidade do curso inicial e a expansão da oferta partiram da grande demanda de brasileiros que vivem na terra do sol nascente e pretendem voltar ao Brasil mais preparados. "Eles nos procuraram para que, quando retornarem ao país de origem, possam se posicionar melhor no mercado de trabalho", explica a coordenadora de EAD do Senac no Rio Grande do Sul, Emmanuelle Winck. A matriz curricular é única, mas há uma disciplina de idioma e cultura japoneses. "Temos como diferencial a participação de um docente durante 10 dias nos encontros presenciais para a realização de trabalhos", destacou.

De acordo com o coordenador do curso de Administração, Jean Bade, o material do curso foi todo desenvolvido pensando na cultura japonesa, de forma a se tornar mais atrativo. "Os alunos têm um envolvimento e um comprometimento que chamam atenção, utilizam o pouco tempo que têm para fazer as atividades em seus celulares e tablets no deslocamento entre suas casas e o trabalho", aponta.

Sobre o Senac EAD

Sempre na vanguarda da educação profissional, o Senac deu os primeiros passos na modalidade educação a distância em 1947, com aulas por meio de transmissão de rádio. Atualmente, a Rede EAD Senac concentra mais de 200 opções de cursos em todo o território nacional, distribuídos entre cursos livres, técnicos e de ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária). Abrangendo diversas áreas de conhecimento, as capacitações são cursadas por mais de 70 mil alunos atualmente.