01/03/2016

Cursos a distância de Gestão, Beleza e Gastronomia no Senac têm tecnologia das videoaulas como aliada. 

A tecnologia, quando aliada ao ensino, é uma ferramenta poderosa para disseminar conhecimento e empreendedorismo. Uma das inovações com essa finalidade é a WebTV, que, por meio de videoaulas, permite ao aluno visualizar as técnicas e os procedimentos ensinados, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e o desenvolvimento de habilidades e competências.

A alagoana Luciane Simões Alvez, graduada em Gastronomia, desejava ampliar os conhecimentos em sua área de atuação, mas, devido à falta de tempo, precisava de uma alternativa prática – sem abrir mão da qualidade. Para enriquecer o currículo, a profissional optou pelo curso Mise en place: A arte de servir, ofertado pelo Senac EAD.

O conteúdo é disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem do Senac EAD por 30 dias, conforme carga horária do curso escolhido. As aulas são ministradas com auxílio da WebTV e a aluna contou com todo suporte online da Tutoria para o esclarecimento de dúvidas.

Após assistir a todas as videoaulas, efetuar as atividades propostas e realizar a avaliação, Luciana recebeu o certificado e aprovou o curso: "O método e a didática são dinâmicos, as aulas são curtas e muito bem explicadas, e isso faz com que o aluno não fique entediado ou cansado".

A necessidade de uma formação continuada faz com que os cursos ofertados por meio da WebTV facilitem a rotina de estudantes ou de profissionais que buscam constante atualização. "O conceito envolvido nas videoaulas é o de mostrar como fazer, destacando técnicas e procedimentos. Isso torna o aprendizado mais produtivo", conta Ana Lúcia Eckert, instrutora de Gastronomia dos cursos a distância do Senac.

Os temas dos cursos oferecidos com essa tecnologia são definidos a partir de fatores como tendências, mercado, abrangência e sugestões de alunos (que respondem a uma pesquisa de satisfação). O Senac EAD oferece cursos por WebTV nas áreas Gestão, Beleza e Gastronomia, as quais são classificadas em socioprofissionais, direcionadas para iniciantes, e de aperfeiçoamento, para quem já possui conhecimento.

"Na área de Gastronomia, por exemplo, os alunos conhecem as técnicas para a execução de receitas. Há vários relatos de estudantes que passaram a ter uma nova atividade lucrativa ou puderam fazer inovações em seus empreendimentos", destaca Ana Lúcia. A aluna Luciana recomenda: “Gostei tanto que realizei também o curso Cozinha Italiana – e penso em fazer outros”.