12/04/2016

Confira algumas iniciativas do Senac que colaboram para o sucesso das empresas do comércio em todo o Brasil.

Handshaking -thinkstockphotos -166841877_550x 312 (1)

1) Transformar seus aprendizes em profissionais
Um dos pilares da atuação do Senac, o Programa de Aprendizagem Profissional Comercial funciona assim: os empresários assinam a carteira de um aprendiz (por meio de contrato de trabalho especial, legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego) e encaminham o jovem para a qualificação profissional no Senac. Apenas em 2015, mais de 100 mil matrículas foram concluídas em cursos de Aprendizagem em todo o País. Essa aliança traz vantagens para todo mundo: para as empresas, que passam a contar com profissionais cada vez mais bem preparados, e para os alunos, que ganham mais oportunidades de desenvolvimento. 

2) Formar alunos em ambientes especializados
Em meio às cerca de 600 Unidades Escolares do Senac Brasil afora, destacam-se algumas nas quais o aprendizado de quem quer ingressar no setor do comércio é mais intenso. Nas mais de 50 empresas pedagógicas do Senac (restaurantes, lanchonetes, hotéis e salões de beleza-escola, entre outros), o aluno tem a possibilidade de vivenciar o dia a dia da profissão com desafios e clientes reais. 

3) Levar para sua empresa os talentos da sala de aula
Para aproximar ainda mais os talentos do mercado de trabalho, o Senac mantém, em vários estados, Bancos de Oportunidades – serviço por meio do qual os alunos formados pelo Senac podem ter acesso a vagas de trabalho oferecidas por empresas parceiras. 

4) Oferecer programações sob medida para as necessidades de seu negócio
Os cursos do Senac podem ser customizados exatamente para as necessidades específicas das organizações, ajudando-as a alcançar seus objetivos estratégicos. 

5) Desvendar e aprimorar o setor por meio de publicações
A fim de conhecer mais profundamente o setor do comércio, o Senac promove pesquisas em âmbitos nacional e local. Exemplos disso são os estudos Atendimento à Demanda Atual e Atendimento à Demanda Futura, realizados, nacionalmente, a cada dois e quatro anos, respectivamente. Os principais objetivos dessas análises são apontar as necessidades atuais e as principais tendências de qualificação no mercado de trabalho no Brasil e sua relação com as ações educacionais exercidas pelo Senac. 

6) Apresentar as melhores práticas dos mercados brasileiro e mundial
Algumas iniciativas buscam aproximar ainda mais a classe empresarial das melhores práticas do mercado, no Brasil e no mundo. O Senac em Santa Catarina, por exemplo, promoveu, em janeiro de 2016, a quinta edição da Missão Técnica New York, evento que levou empresários e gestores do estado à Big Apple para visitas técnicas a empresas de varejo e atacado mundialmente reconhecidas, workshops com especialistas e participação na Retail's Big Show, maior feira de varejo do mundo.

7) Criar parcerias e alianças para desenvolver o setor
O Senac desenvolve parcerias interinstitucionais para que o setor do comércio se aprimore e desenvolva ainda mais. Em âmbito nacional, a Instituição é parceira do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que, por meio do Plano Nacional da Cultura Exportadora, busca qualificar profissionais de diversos níveis para atuar em comércio exterior e, assim, fomentar a inserção brasileira no mercado internacional.