01/07/2016

Atividade pode ser uma forma de degustar um segmento profissional antes de escolher a graduação

Férias escolares. Já pensou em reservar um tempo para estudar e aprender mais, ganhar novas experiências? Sim, o período de descanso é uma oportunidade para fazer cursos livres a distância do Senac, sem comprometer muito do tempo de lazer, pois todos têm curta duração, são 100% online e de baixo custo. A proposta pode ser interessante para estudantes do ensino médio que estão em fase de decisão na vida, sofrendo as pressões para a escolha do futuro, mas que nem sempre estão maduros para tanta responsabilidade. Fazer um curso livre EAD pode ser uma forma de degustar um segmento profissional antes de escolher a graduação.

Conforme a coordenadora do curso técnico em Recursos Humanos do Senac EAD, Andréa Brauch Wanowschek dos Santos, os cursos livres são excelentes para aqueles que ainda possuem dúvidas sobre qual profissão gostariam de desempenhar. “São indicados para quem está em busca de noções básicas sobre um determinado assunto. É a combinação perfeita para os estudantes, pois fortalece e direciona as suas escolhas, já que possuem curta duração e possibilita o aprendizado de algo novo. Um curso livre proporcionará um novo conhecimento que contribuirá e capacitará os estudantes para o mundo do trabalho, sendo o norteador para as suas escolhas”.

 

Para Anderson Malgueiro, diretor do Senac EAD em Santa Catarina, os cursos livres a distância são uma excelente oportunidade para aperfeiçoar determinadas competências já adquiridas e ampliar o conhecimento no mercado profissional. “Todo o estudo requer tempo e dedicação, independentemente do nível educacional ao qual pertence. Porém há de se considerar que os cursos de menor carga horária e menor complexidade e exigência cognitiva (eu tiraria essa parte), exigirão menor tempo do estudante”. Malgueiro destaca que os cursos da área de Gestão têm um significativo aumento na procura durante o período de férias escolares e cita os mais procurados ao longo do ano de 2016:  Auditoria Interna em Qualidade, Técnicas de Liderança, Marketing de Moda, Marketing nas Redes Sociais, Administração de Conflitos, Planejamento e Organização de Eventos Sociais, Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição, Legislação Trabalhista, Treinamento e Desenvolvimento e Boas Práticas em Saúde e Segurança no Trabalho.

 

Sobre os cursos livres a distância

 

Os cursos livres do Senac EAD visam complementar a formação aperfeiçoando e/ou atualizando profissionais em áreas específicas. Voltados para eixos como Gestão e Negócios; Ambiente e Saúde; Turismo, Hospitalidade e Lazer e Desenvolvimento Educacional, esses cursos atendem demandas específicas, com carga horária de curta duração. Permitem aos profissionais se aprimorarem continuamente, e até mesmo se atualizarem em sua área de atuação, agregando diferencial ao currículo. Cada curso tem seus requisitos para ingresso como escolaridade mínima e idade. A proposta é 100% online.

WebTV é uma modalidade de cursos livres EAD e o conceito está envolvido nas videoaulas é mostrar como fazer, destacando técnicas e procedimentos que visam aprimorar e atualizar habilidades tanto profissionais, como para geração de renda ou até mesmo pessoais. Os cursos têm carga horária de 20 horas ou 30 horas e ficam disponíveis na internet durante 30 ou 45 dias, conforme a carga horária.