Senac participará do 22º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância

23/08/2016

Ciaed

Em 2014, os cursos de educação a distância (EAD) no Brasil somaram 3.868.706 matrículas, de acordo com o Censo EAD.Br 2014, publicado em 2015 pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Para grande parte das instituições pesquisadas, houve um aumento de até 25% no número de matriculados, em relação ao ano anterior.

O crescimento qualitativo e quantitativo conquistado pela EAD no Brasil nos últimos anos é uma conquista, mas também motiva o setor a continuar a busca por inovações e resultados cada vez melhores.

O Contínuo Desafio de Aumentar a Qualidade na EAD é o tema geral do 22º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (Ciaed), que será realizado de 19 a 23 de setembro em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo.

Seguindo a proposta das edições anteriores, o congresso promoverá apresentações, mesas-redondas e minicursos sobre todo o grande leque de assuntos envolvendo a prática da EAD.

Além disso, pesquisadores, educadores e gestores de EAD irão compartilhar experiências inovadoras e divulgar seus trabalhos científicos.

Senac no Ciaed
Alinhado a esse cenário, o Senac é parceiro da Abed na realização do Ciaed e marcará presença no evento promovendo palestras e oficinas ao público do evento. Confira abaixo a programação.

Para participar do 22º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (Ciaed), é necessário fazer a inscrição.

Confira a programação:

Palestra: Qualidade no desenvolvimento de materiais didáticos para cursos superiores a distância - estratégias de gestão e produção editorial

19/09/2016, das 13h30 às 13h55 - Sala 2

Atividade apresentará as estratégias de gestão no desenvolvimento dos recursos didáticos e avaliativos dos cursos superiores a distância do Senac São Paulo, considerando os processos de trabalho internos que culminam com a produção dos recursos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem e da linha editorial didática.

Palestrante:
Nivia Maseri de Moraes - Bacharel em Administração de Empresas e Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Tecnologias da Aprendizagem pela PUC - RJ e mestre em Psicologia da Aprendizagem pela Universidade São Marcos. Compõe a equipe de coordenação pedagógica da área de Tecnologias Aplicadas à Educação do Senac São Paulo, atualmente nos cursos do ensino superior ofertados na modalidade a distância.

Palestra: Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas

19/09/2016, das 13h30 às 13h55 - Sala 7

Os programas de educação a distância, notadamente nos cursos formais de graduação e pós-graduação demandam, necessariamente, o estabelecimento de padrões mínimos de desenvolvimento de material, modelagem pedagógica e modelo de operação. Ao mesmo tempo, há a necessidade de que o processo de ensino-aprendizagem considere a diversidade de perfis e públicos de interesse. Há, na mediação pedagógica, oportunidades e espaço para que essa aproximação seja feita.

Palestrante:
Adriana Clementino Mosca - Graduada em Administração de Empresas com Ênfase em Informática. Especialista em Administração de Banco de Dados, mestre em Educação e doutora em Educação pela USP. Coordenadora do curso de pós-graduação a distância em Design Instrucional no Centro Universitário Senac-SP, docente de ensino superior na faculdade Fipen e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Tecnologia Aplicada do Centro Universitário Senac-SP, linha de pesquisa Tecnologia Digital Aplicada à Educação. Membro do comitê científico da ABED desde 2008.

Palestrante: Cursos Técnicos EAD - foco na atuação prática do estudante e no desenvolvimento de competências

19/09/2016, das 13h30 às 13h50 - Sala 5

A qualidade de um curso técnico é reconhecida no alcance de sua finalidade: preparar para a atuação profissional. Assim, a dimensão prática (a ação, o fazer) é fundamental tanto para o estudante, que busca uma formação, quanto para o mercado de trabalho, que receberá o profissional.

O modelo pedagógico nacional do Senac traz a competência como ponto estruturante do currículo, reforçando assim a importância da ação e do fazer na formação profissional.

Nesse contexto, um dos grandes desafios para a modalidade a distância é contemplar essa dimensão prática, que parece remeter à necessidade de presença.

Essa palestra tem como objetivo apresentar algumas das estratégias pedagógicas que o Senac Rio Grande do Sul utiliza no desenvolvimento de cursos a distância a fim de lidar com esse desafio.

Palestrantes:
Lisandra Maria Rodrigues Machado - Designer educacional da equipe de Tecnologias Educacionais do Senac Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela PUC-RS e mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Michele da Rocha Souza - Designer educacional da equipe de Tecnologias Educacionais do Senac Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela PUC-RS e especialista em Design Instrucional pelo Senac São Paulo.

Palestra: Recursos e Tecnologias Web para Aumentar a Experiência do Usuário no Ensino a Distância

19/09/2016, das 15 horas às 15h25 - Sala 1

O Senac Santa Catarina produziu alguns recursos e tecnologias web para aumentar e diversificar a experiência do usuário nos cursos a distância. O objetivo dessa palestra é apresentar um recurso em especial que utiliza tecnologia 3D para navegadores de internet para o curso Agentes de Viagem, no intuito de melhorar o aprendizado a respeito de informações de regiões turísticas, bem como localizações, aspectos dimensionais e geográficos dessas regiões, demonstrando o quanto a tecnologia é promissora e útil em inúmeras situações de aprendizado à distância.

Palestrante:
Daniel Priori - Formado em Processamento de Dados, bacharel em Cinema, Roteiro e Novas Mídias e mestrando em Inteligência Artificial Conexionista na Universidade Federal de Santa Catarina. É professor de Informática para Internet e de Jogos Digitais e desenvolvedor de novas soluções tecnológicas para web e gamification.

Palestra: Estratégias de Preparação do Aluno para a Modalidade EAD

20/09/2016, das 13 horas às 13h55 - Sala 2

Como regra, os alunos dos cursos a distância vêm de uma trajetória de aprendizagem baseada no ensino presencial. A opção pela educação a distância, na maioria dos casos, é decorrência de uma necessidade ou especificidade do aluno e não por afinidade ou interesse pela nova modalidade.

Por essa razão, o aluno ingressa na ead sem ter se preparado para fazê-lo. Não raras vezes, com uma percepção equivocada de que a modalidade é menos exigente, mais fácil, quando a realidade que se apresenta logo no início do curso é oposta.

As dificuldades de adaptação inicial têm forte impacto no desempenho dos alunos e nos índices de evasão da modalidade. Palestra abordará como a instituição de ensino pode preparar os alunos ou, pelo menos, preparar o caminho, facilitando a adaptação eles para a educação a distância.

Palestrante:
Alcir Vilela Junior - Graduado em Agronomia, pela Unesp-Botucatu, mestre em Energia pela USP e doutorando em Engenharia Civil, área de saneamento e meio ambiente pela Unicamp. Coordenador geral de Educação a Distância no Centro Universitário Senac-SP. Pesquisador do Centro Universitário Senac e do Laboratório de Sustentabilidade e Redes Técnicas (FLUXUS) da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp. Professor do MBA em Gestão da Sustentabilidade da FGV-SP em Programas de pós-graduação da Poli Pece (USP) e FIA (USP).

Palestra: Por Trás do Ambiente Virtual - desafios e conquistas nos bastidores do desenvolvimento de cursos técnicos EAD por competência

20/09/2016, das 17 horas às 17h25 - Sala 7

O desenvolvimento de cursos técnicos com foco na promoção de competências exige a colaboração entre profissionais de diferentes áreas em um processo que demanda ser constantemente revisitado, avaliado e reestruturado.

A palestra tem o objetivo de relatar os desafios e as conquistas da equipe de tecnologias educacionais do Senac Rio Grande do Sul nos bastidores do desenvolvimento dos cursos técnicos EAD pela busca constante da qualificação dos materiais didáticos de maneira a contribuir com a proposta educacional da instituição: o desenvolvimento de competências.

Palestrantes:
Lisandra Maria Rodrigues Machado - Designer educacional da equipe de Tecnologias Educacionais do Senac Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela PUC-RS e mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Michele da Rocha Souza - Designer educacional da equipe de Tecnologias Educacionais do Senac Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela PUC-RS e especialista em Design Instrucional pelo Senac São Paulo.

Palestra: Parâmetros de Qualidade para a Educação a Distância no Senac Santa Catarina

21/09/2016, das 13 horas às 13h25 - Sala 6

Os Parâmetros de Qualidade para EAD no Senac Santa Catarina têm como objetivo subsidiar as equipes que desenvolvem e implementam os cursos a distância. Neste documento são tratados assuntos que abrangem desde as diretrizes para a produção de materiais dos cursos até o trabalho docente da tutoria e formas de atendimento ao aluno.

Palestrante:
Soeli de Wolff dos Santos Martineli - Especialista em Metodologia do Ensino Profissionalizante, especialista em EAD e coordenadora de educação a distância no Senac Santa Catarina.

Palestra: Aplicação da Metodologia de Competências na Estruturação dos Cursos de Aprendizagem EAD

21/09/2016, das 13h30 às 13h55 - Sala 7

Atividade apresentará o processo de produção do curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados na modalidade EAD, estruturado com base nos princípios da metodologia de competências.

Para isso, serão expostos:
- As etapas de estruturação do curso, que envolvem autoria, análise pedagógica, design educacional e design gráfico;
- O padrão de publicação do curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
- O formato utilizado para avaliar se as competências foram desenvolvidas pelo aluno e como cada uma delas será computada pelo AVA.

Palestrantes:
Ana Paula Duarte - Licenciada em Pedagogia pela Faculdade União Dinâmica de Faculdades Cataratas (PR), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Bagozzi Curitiba (PR). Compõe a equipe responsável pelo Programa de Aprendizagem Senac Paraná, na modalidade a distância.

Pamella de Carvalho Stadler - Formada em Comunicação Social pela Faculdade Integrada do Brasil em Curitiba (PR). Possui conhecimentos em direitos autorais na produção de curso e arquitetura da informação. Compõe a equipe de produção de cursos do Senac Paraná como design educacional.

Mini curso: Técnicas de Comunicação Aplicadas na Produção de Vídeo-aulas

23/09/2016, das 9 às 17 horas - Sala 10

As vídeo-aulas tornaram-se recorrentes em cursos on-line e têm sido consideradas um desafio para muitos professores, que precisam criar um roteiro de fala, ler o teleprompter e ainda parecer natural diante da câmera.

Neste contexto, técnicas para falar em público como organização da fala, expressão corporal e gesticulação são fundamentais para o professor desenvolver vídeo-aulas mais dinâmicas e interessantes, sentindo-se também mais confortável e confiante diante da câmera.

O vídeo é uma linguagem ágil, que combina imagem e som para comunicar. Para que essa comunicação seja efetiva e assertiva é preciso equilibrar a quantidade de informação e a maneira como elas são combinadas na construção do discurso, que é compreendido pelo aluno/espectador por meio da entonação, do ritmo, das pausas e da postura do interlocutor frente à câmera.

Quanto mais bem-sucedida for essa comunicação, maior a chance de professor e aluno estabelecerem uma relação, mesmo estando em espaço e tempo distintos.Objetivo do curso: Conhecer como algumas técnicas utilizadas na comunicação podem proporcionar uma experiência prática de aplicação dessas técnicas na gravação de videoaula.

Conteúdo do curso:
- Preparação de um texto para os ouvidos: escrever para o público-alvo; ser claro e objetivo; direcionar o discurso para o indivíduo. 

- Exercício de leitura do texto: Recursos não verbais: expressão corporal e gesticulação; Recursos vocais: entonação, ritmo e pausas.

- Exercício prático de gravação de um vídeo e posterior análise.

Público-alvo: Professores, consultores e designers instrucionais que utilizem o vídeo como recurso educacional.

Serviço:

Centro Monte Real de Convenções
Rua Uruguai, 65 – Centro
Águas de Lindóia - SP
Data: 19/09/2016 até 23/09/2016
Preço: Confira no site oficial do evento.