18/09/2017

Premio _abed _belasartesdesign _672

O Senac EAD foi duplamente premiado na noite de abertura do 23º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (Ciaed), realizada em 17 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O primeiro destaque foi para o material desenvolvido para o curso Técnico em Design de Interiores, que conquistou o segundo lugar na categoria Material Didático On-line no Prêmio Abed Belas Artes Design para EAD 2017, que destaca a inovação em estética e design de interfaces gráficas para ambientes de aprendizagem e material didático em educação a distância. 

IMG_4785_lateral
 Vanessa da Silva recebe prêmio ao lado de Sidinei   Rossi, coordenador de cursos técnicos do Senac EAD 

Legibilidade, interatividade, acabamento, ilustrações e acessibilidade foram alguns dos diversos itens avaliados no material criado pela equipe multidisciplinar de Tecnologias Educacionais EAD, formada por programadores, revisores, editores, pedagogos, designers educacionais, designers gráficos, webdesigners e ilustradora.

Vanessa da Silva, coordenadora do núcleo, afirma que a produção do grupo busca proporcionar espaços de aprendizagem que estimulem prática, autonomia, reflexão e senso crítico a partir de diferentes mídias, como animações, videoaulas, podcasts, simuladores, games, entre outros.

"Nosso material didático provoca no aluno a busca pelos conhecimentos que lhe auxiliarão a desenvolver os desafios propostos nas atividades práticas. Para completar o cenário, o docente, que dá a vida ao material didático, articula com os alunos uma base sólida de conhecimentos e experiências que lhe darão segurança na condução da trajetória profissional do estudante", diz. 

Confira neste vídeo uma breve apresentação sobre o material didático do Técnico em Design de Interiores.

Experiência Inovadora

A instituição também foi destaque no Prêmio Abed de Pesquisa e Inovação em Educação a Distância 2017 com projeto sobre a metodologia usada no programa Aprendizagem, no qual jovens de 14 a 24 anos frequentam e dividem seu tempo entre o ensino regular, curso de qualificação profissional e prática profissional da empresa.

Premio _abed _experienciasinovadoras _lateral
Metodologia do Programa Aprendizagem foi desenvolvida por equipe multidisciplinar

Segundo lugar na categoria Experiência Inovadora, o projeto compartilhou a metodologia utilizada no curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercado a distância. Esse modelo articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, colocando o aluno como protagonista de seu aprendizado.

"Nas metodologias tradicionais, o aluno está muito acostumado a receber o conteúdo pronto. Nesse outro modelo, partimos da ideia de que ele tem conhecimentos prévios que servem de base para ele sinalizar o que precisa para seu próprio desenvolvimento", explica a designer educacional Pâmella de Carvalho Stadler.  

"É muito gratificante ver o impacto do curso na postura dos aprendizes. Eles se envolvem com as situações de aprendizagem, pesquisam, vão atrás. Se tornam verdadeiros protagonistas do aprendizado. Eles também percebem que o curso é importante não apenas para a vida profissional, mas também para a vida pessoal, desenvolvendo diversas habilidades e valores de vida", completa Pâmella.

Ao lado da designer educacional, ainda participaram do projeto Ana Paula Duarte, Claire Stele Marambio Martinez,
Luiz Pereira dos Santos e Cledes Ferreira da Costa.

Senac no Ciaed
A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) realiza, de 17 a 21 de setembro, a 23ª edição do Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com o tema Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas à Educação, o congresso refletirá sobre estratégias pedagógicas e elementos educacionais que respondam às necessidades dos alunos na era digital e ao objetivo da aprendizagem, de forma sustentável.

Co-realizador do encontro, o Senac contará com a participação de diversos profissionais que atuam com educação a distância entre os palestrantes. Confira a programação completa da instituição no evento.

Leia também:

Tecnologia reduz distância física e aproxima pessoas que cursam EAD


Saber gerenciar o próprio tempo é essencial para estudar a distância