06/02/2018

moça loura com maquiagem de gatinho

O ano mal começou, fevereiro chega e junto com ele o Carnaval. Então, é hora de preparar a fantasia, escolher as festas e 'espalhar glitter'.

Muitas vezes, para se divertir, seja nas ruas, em bailes ou acompanhando os blocos, basta uma roupa confortável. Mas, uma boa maquiagem, que caracteriza uma fantasia, não pode faltar.

Pensando em ajudar os foliões nesse quesito, Fernanda Veigas, maquiadora e instrutora do curso de Maquiagem Artística do Senac EAD, ensina uma maquiagem fácil de reproduzir e com produtos que a maioria das pessoas tem em casa ou que são de simples acesso. A sugestão é a maquiagem de gatinha, que pode ser usada não só no Carnaval, mas também em festas à fantasia.

“Como em toda maquiagem, independentemente do horário ou da ocasião em que será usada, o primeiro passo é o preparar a pele – etapa conhecida como pré-maquiagem. São produtos que usamos antes, que não aparecem, mas que influenciam totalmente na durabilidade e na fixação do que ficará à mostra”, orienta Fernanda.


Preparo da pele
Você vai precisar de tônico facial sem álcool, demaquilante bifásico, hidratante facial não oleoso e algodão.

Pele maquiada
  • É necessário usar o demaquilante. Então, agite bem o frasco para que os compostos se misturem e você tenha mais aproveitamento do produto.
  • Embeba um pedaço de algodão e passe por todo o rosto, inclusive pelo pescoço. 
  • Se estiver com máscara de cílios, pressione suavemente o algodão em cima dos cílios e segure por alguns segundos. Isso fará com que a máscara se solte com mais facilidade e você não precise esfregar.
  • Depois leve o algodão pressionando para baixo, sempre no sentido do crescimento do pelo. Assim, evita-se que os cílios se danifiquem ou caiam com a fricção. 
  • Agora a sua pele está livre de qualquer resíduo e pronta para receber os produtos.
Pele sem maquiagem
  • Pule a etapa do demaquilante e comece pelo tônico facial. 
  • Com um pedaço de algodão passe o líquido por todo o rosto e pescoço.
Dica: Escolha sempre um tônico que não tenha álcool na formulação (isso evita ardência e ressecamento da pele).

Hidratação
    • Agora que a pele já está limpa, é o momento de hidratar.
    • Pegue um pouquinho do seu hidratante facial favorito, é bom que não seja oleoso para não interferir na durabilidade da make e passe por todo o rosto e pescoço.
    • Cuidado para não deixar excessos. O toque deve ser seco após a aplicação, se ficar molhado, espalhe mais um pouco.
  instrutora maquia modelo
  Fernanda Veigas prepara maquiagem artística em modelo para o Carnaval

Maquiagem
Você vai precisar de base no tom da pele, pó facial no tom da pele, bronzer, pincel para base, esponja gota, pincel para pó, pincel para blush.
  • Coloque um pouco de base no pincel, aplique no rosto e pescoço e espalhe bem.

  • Tire todas as marquinhas que o pincel deixou com esponja, com batidinhas suaves (para não retirar a base) por toda área o rosto e pescoço. Esse processo, além de remover as marcações, tira o excesso e fixa muito mais a base.

  • Com o pincel de pó e o pó facial do tom de sua pele, aplique com batidinhas por todas as regiões com base. Isso sela a base e também aumenta a durabilidade da make.

  • A sugestão da Fernanda é a maquiagem de gatinha, que pode ser usada não só no Carnaval, mas também em festas à fantasia.

  • Com o pincel de blush e o bronzer, contorne a região da testa - rente à raiz do cabelo, deixe esse contorno um pouco mais aparente. Repita esse processo bem acima dos olhos, por cima das sobrancelhas. “Imagine uma árvore, em que o nariz é o tronco e os galhos começam nas sobrancelhas, como um semicírculo que vai do meio da sobrancelha esquerda até o meio da direita", explica Fernanda.

  • Faça esse contorno com o bronzer somente nos galhos da nossa árvore. Lembre-se de ir suavizando conforme for chegando ao meio da testa. 

  • Aplique o contorno também bem acima das orelhas, levando em direção a boca, bem por cima do ossinho da maça. "Essa parte deve ser bem suave, já que não queremos tirar a atenção das pintas que faremos a seguir", alerta a docente.

  • Os detalhes que devem ficar mais aparentes devem ser feitos com um pincel chanfrado e um sombra marrom acinzentada ou um kit de correção de sobrancelhas.

  • Preencha as sobrancelhas para dar um ‘up’ nos olhos. Depois, com um delineador preto (pode ser líquido, gel ou caneta), faça um delineado gatinho.

  • Comece com um traço bem fininho, no primeiro cílio, bem no cantinho interno dos olhos e vá aumentando gradativamente conforme for chegando no último cílio.
  • Passe só um pouquinho do último cílio (+ - 3 mm), mire em direção ao finalzinho da sobrancelha, mas um pouquinho para baixo dela (+ - 5mm) e trace uma linha fininha partindo da base inferior do delineador até onde quiser que seu delineado chegue.

  • Ligue a pontinha final do seu traço até a linha superior do primeiro delineado - aquele que terminou no final dos cílios e preencha.

  • Com um lápis de olhos preto, passe rente à raiz dos cílios inferiores. Ainda com o lápis de olhos preto, faça as pintinhas. Fernanda sugere que sejam na testa, bochechas e pescoço.

  • Faça semicírculos irregulares e com um pincel língua de gato ou aquela esponjinha que vem nos kits de maquiagem, vamos esfumar as bordas internas, bem suave.

  • “Agora vamos ao ‘pulo do gato’”, brinca a instrutora. “Continue com o lápis preto e vamos utilizá-lo como batom. Então, pinte todo o lábio superior de preto. Vamos fazer um traço reto, bem no meio do lábio (meio do arco do cupico), em direção ao nariz e pinte toda a parte de baixo do nariz, ao redor dos orifícios, como se fosse um triângulo. Isso imitará um focinho”, ensina Fernanda.

  • Finalize a maquiagem com spray fixador de maquiagem. Assim, você poderá aproveitar o carnaval todo sem se preocupar com a make.

“Para compor o look final, sugiro o uso de uma tiarinha de orelhas, que está super em alta e é fácil de encontrar”, finaliza a maquiadora.

Dica: Se a comemoração do carnaval for durante o dia, é importante que você opte por produtos com filtro solar.

O curso de Maquiagem Artística é o mais recente lançamento da WebTV Senac. As videoaulas apresentam conceitos de pré-maquiagem e também diversas técnicas e práticas de maquiagem artística. O curso mostra o passo a passo das seguintes maquiagens: sereia, fada, felino, Avatar, esqueleto ou caveira, ferida, monstro de Frankenstein, zumbi e ilusão de ótica.



Conheça o curso de Maquiagem Artística

Saiba como funcionam os cursos WebTvs oferecidos pelo Senac EAD.