15/02/2018

Notebook no colo e leitura no sofá? Melhor não. Boa postura e espaço adequado evitam desconforto, dores e prejuízos ao sono, além de promover a produtividade.

moça de costas, sentada, de frente ao computador, alongando-se


Seja para fazer uma leitura, seja para assistir a uma videoaula, é importante que você tenha um ambiente de estudos saudável e prazeroso.

Ronildo Pavani, membro da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo), especialista e professor de ergonomia do Senac São Paulo.

Por que ter atenção com o ambiente?
Pavani é rápido e certeiro: "Porque esse cuidado promove qualidade de vida, aumenta a produtividade e previne lesões".

Ele ainda faz um alerta: "Se a pessoa mantém uma postura inadequada por longos períodos, isso pode causar desconfortos e dores musculares. O mesmo pode ocorrer se ficar concentrada durante muito tempo, por exemplo, compenetrada em uma leitura".

Segundo Pavani, a postura errada e persistente pode causar, com o tempo, dores nos braços e punhos e até doenças como bursite e tendinite. E, em casos mais extremos, provocar hérnias de disco na coluna vertebral.

Condições ideais
O ambiente certo para o estudo é aquele em que você fica sentado em uma cadeira com apoio para a coluna e mantém os pés no chão. É importante também que haja espaço para se deslocar. Pavani dá mais dicas:

À mesa – Deixe notebook, tablet, livros e cadernos sempre sobre a mesa. O cotovelo também precisa ficar apoiado, de modo que você possa alcançar todos os materiais que utiliza.

O monitor – Seus olhos devem ficar a uma distância aproximada de 70 centímetros da tela do computador. E mantenha a cabeça na altura da tela para não precisar inclinar o pescoço.

Intervalos – As pausas são essenciais para que você descanse um pouco e relaxe os músculos. Por isso, a cada período de 50 minutos seguidos de estudo, levante-se e faça um intervalo de pelo menos dez minutos.

Iluminação – A luz deve ser equilibrada: nem pouca, nem muita. Evite principalmente reflexos sobre a mesa e a tela do computador, pois podem causar cansaço visual.

Ventilação – Mantenha o local arejado, já que ambientes mal ventilados dão sensação de moleza e sono.

Som – Cuide também da acústica do ambiente, porque ruídos em excesso provocam irritabilidade e podem comprometer bastante a concentração.

Quem nunca?
Ler um texto largado no sofá, fazer anotações com o caderno no chão, apoiar o notebook nas pernas são situações bastante comuns. Mas aí se esconde um perigo: a improvisação.
Se for inevitável, fique o menor tempo possível na posição improvisada e siga essas recomendações:

• Mantenha os pés no chão ou em um suporte, e as costas apoiadas em uma almofada.

• Use um suporte ou uma almofada para manter o notebook mais alto, evitando a flexão da coluna.

• Mesas muito altas devem ser compensadas com uma almofada no assento da cadeira; as muito baixas, com um suporte embaixo do computador.

• Se você usa um tablet ou smartfone, amplie a tela para ganhar conforto visual e reveze as mãos na hora de segurar o aparelho.

"Pronto, pode voltar aos estudos. Agora que você já sabe da importância de um ambiente adequado, procure seguir essas orientações. Viva a saúde, os estudos e os bons resultados", recomenda o especialista.


Conheça os cursos Boas Práticas em Saúde e Segurança no Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho curso de pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI)