20/03/2018

pessoas conversando e sorrindo em escritório


“A área de gestão de pessoas sempre esteve em alta no mercado de trabalho e continuará como tendência, pelo fato de que as organizações são protagonistas no cenário econômico de qualquer país”, afirma Aline Silva, coordenadora do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac EAD.

Na opinião da Aline, quem escolhe atuar nesse meio pode trabalhar em pequenas e grandes empresas. O profissional poderá auxiliar a todos os setores da organização visando ao bem-estar dos funcionários, assim como tendo um papel estratégico na condução de processos. “Um dos pontos fortes da área de recursos humanos (RH) é estar em constante contato com pessoas, poder integrar e ajudar a todos da organização”, declara Aline.

A docente destaca cinco características do profissional desse setor:

Postura imparcial
É necessário manter uma conduta imparcial e neutra diante dos conflitos gerados no cotidiano entre empregado e empregador.

Saber lidar com desafios
O profissional deve estar preparado para lidar com os desafios do dia a dia. Esses desafios podem ser, simplesmente, um erro no recebimento do vale refeição a até mesmo um desentendimento entre líder e funcionário.

Motivador
Comprometimento deve estar aflorado no profissional de RH, para que assim, esteja engajado e motive os membros da equipe a sua volta.

Comunicativo
O profissional de RH deve saber se expressar muito bem, como também ser um bom ouvinte. Ele deve estar preparado para entender e lidar com diferentes situações que surgem no cotidiano.

Ter uma base sólida de conhecimentos
Para trabalhar na área é necessário ter conhecimentos em todas as subáreas de RH, assim como estar em constante atualização das últimas práticas e novas tendências.


Ainda de acordo com a Aline, esse profissional pode oferecer soluções estratégicas para atingir os objetivos da organização, auxiliando a conduzir a empresa para alta performance e alcance de suas metas.


Conheça o curso Técnico em Recursos Humanos do Senac EAD, que também oferece diversas possibilidades de estudo na área de gestão.