02/03/2018

mulher orientando criança

“O processo de estágio é essencial para o aluno. Uma vez que se transforma em rico espaço de aprendizagem e antecipa o confronto do formando com a realidade do trabalho”, afirma Caio Augusto Carvalho Alves, coordenador da graduação Licenciatura em Pedagogia do Senac EAD.

Na sua opinião, esse período é primordial para todo profissional que atuará na área de educação, pois colabora para um melhor entendimento da complexidade dos contextos educacionais.  “Um professor melhor formado é um ganho imenso para empresas, escolas e para o país inteiro”, diz Caio, que esclarece aqui diversos pontos do estágio supervisionado, tais como a escolha da empresa para estagiar, como é feita a articulação do aluno com a instituição nessa fase do curso, as principais práticas, entre outros aspectos dessa etapa da graduação em pedagogia.

O estágio para o estudante em Licenciatura em Pedagogia é obrigatório?
Todo curso de licenciatura dentro do território nacional deve exigir horas de estágio dos seus formados. Isso é conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de professores, publicada em 2015. As diretrizes preveem, no mínimo, 400 horas de estágio supervisionado. Então, o estágio é obrigatório para que o diploma seja reconhecido pelo Ministério da Educação.

Há diferenças entre o estágio na modalidade presencial e EAD?
Legalmente, não há diferença alguma. Difere apenas na condução do processo, pois a comunicação com o supervisor de estágio é toda feita, virtualmente, pela plataforma de aprendizagem.

Qual a carga horária?
Hoje, são 400 horas divididas em seis semestres. Essa distribuição beneficia o aluno, já que ele não terá que dedicar muitas horas em um período curto. Cada semestre possui um contexto específico para o aluno estagiar, o que leva ao conhecimento de várias realidades educacionais.

Como escolher a empresa para estagiar?

  1. optar por uma instituição parceira do Senac, já que isso facilita o ingresso do aluno e garante um ótima experiência, uma vez que o nosso crivo para parcerias é sempre ligado à inovação e à relevância da instituição para o campo educacional;
  2. buscar uma instituição por conta própria dentro da linha indicada para o semestre específico.

E quanto à articulação do aluno com a instituição? Como funciona?
A comunicação é feita pela plataforma de aprendizagem (Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)). Há um espaço dedicado ao estágio em que o aluno pode tirar dúvidas; entrar em contato com o supervisor de estágio em tempo real, via webconferência; compor um diário dessas experiências que é partilhado com o supervisor; pegar os documentos necessários para o processo; postar seus documentos e relatórios; e compartilhar suas experiências com seus colegas. Há um setor de estágio no Senac que também auxilia os alunos na emissão de documentos e na validação do processo.

No que consiste um estágio supervisionado?
É um momento, a partir do terceiro semestre do curso (segundo ano), em que o aluno precisa ir participar de atividades práticas de aprendizagem em um ambiente real de trabalho. Geralmente, é uma escola. Mas, isso varia da proposta de cada curso. 

No Senac EAD, o aluno pode fazer o seu estágio em hospitais, associações de bairro, museus, ONGs e outras instituições que utilizam a aprendizagem como ferramenta básica para a sua ação, principalmente porque temos um semestre voltado aos ambientes não formais de aprendizagem.

Para começar, o aluno precisa utilizar uma documentação específica que o autorize a entrar na empresa e registre o início da sua ação. O supervisor do estágio indica quais são esses documentos e auxilia na condução do processo. Assim, o aluno não comete erros e evita a demora para começar o estágio.

A prática deve ser seguida pelo aluno dentro da instituição. É preciso cumprir um plano de atividades que subsidia o plano de estágio construído pelo aluno, ou seja, a programação específica que o aluno deseja fazer no espaço do estágio.

O relatório é um documento muito importante em que o estagiário registra suas experiências na função. Esse material deve ser apresentado depois de todas as atividades cumpridas e a carga horária concluída para aquele período específico. 


Esse é um processo muito significativo para a formação profissional, uma vez que o aluno aprende vários conteúdos em suas disciplinas, vai para o estágio, confronta seus conhecimentos com a realidade, retorna para as aulas e sintetiza tudo isso em um relatório.

Temos relatórios bem densos e ricos, com muitas experiências importantes. Algumas delas até viram temas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e guiam boa parte da formação do aluno após a conclusão da graduação.

Quais conhecimentos, adquiridos em sala de aula, o aluno precisa para o bom desenvolvimento do estágio?
O estágio mobiliza grande parte dos conhecimentos e do currículo do curso, já que a supervisão transforma esse momento em um laboratório em que o aluno pode analisar a realidade com base em todos conceitos, dinâmicas e discussões que presenciou na aula. 

Em estágios realizados em escolas de educação infantil, por exemplo, o aluno pode verificar e analisar elementos que vão desde a gestão da escola, até o desenvolvimento das crianças. Em empresas, citando mais um exemplo, os estudantes podem analisar o impacto das ações de desenvolvimento humano aplicadas por práticas de gestão de pessoas, o implemento das famosas universidades corporativas, ou ainda as simples práticas de gestão de competências que alguns gerentes fazem com suas equipes. Enfim, as situações de aprendizagem são muitas e estão presentes em diversos contextos que podem ser objeto de estudo dos estagiários.

O que define se o aluno está apto a aplicar seus conhecimentos de pedagogo após o estágio?
Isso é definido pela avaliação que o supervisor de estágio faz do processo, que leva em conta a entrega de documentos, as trocas durante o período e o relatório final.

Quais as chances de o aluno 'ser efetivado' no local em que estagiou?
Temos muitos alunos que foram efetivados em escolas particulares e ONGs. Nas escolas públicas, a contratação ocorre somente por concurso público, mas também temos um número considerável de alunos que ingressaram na rede pública, o que mostra que nosso trabalho vem dando certo.


Leia também Alunos criam plataforma de práticas de ensino para professores e conheça o projeto que conquistou o 1º lugar na categoria Graduação de competição de empreendedorismo e inovação do Senac São Paulo.


Confira o curso Licenciatura em Pedagogia do Senac EAD.