22/05/2018

pesquisa

Saberes Docentes em Disciplinas a Distância de Cursos Presenciais, Impactos dos Saberes Docentes Experienciais sobre a Ilusão Social, As Visões Míticas de Cassandra na Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen e o Efeito Cassandra em Discursos Midiáticos Contemporâneos. Esses trabalhos acadêmicos, vinculados ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Senac EAD, produzidos pelas alunas Mariana Muniz Nazima, Karine Leite Rocha e Gisele Centenaro, respectivamente, participaram do 13º Congresso de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística (CICTA), realizado em 29 de março deste ano.

Caio Augusto Carvalho Alves, coordenador dessa graduação, explica que essas alunas integram o Programa de Iniciação Científica no Senac. “Esses estudantes não necessariamente seguirão carreira acadêmica. Muitos deles tomam esses aprendizados e os utilizam em outras carreiras, como a empreendedora, por exemplo. Fazer ciência e pesquisa possibilita ao aluno dominar ferramentas que podem ser usadas em muitas situações, inclusive em suas vidas”, esclarece.

No caso dos trabalhos reconhecidos nesse congresso, o professor destaca que eles demonstram preocupação com a realidade que se vive - cada um com sua especificidade. “Os trabalhos da Mariana, que foi destaque no evento, e da Karine, com menção honrosa, a respeito de saberes docentes, possuem um forte compromisso com as formas de como os professores trabalham temas voltados à sustentabilidade de nossa sociedade. Isso porque  vivemos tempos de crises, tempos de extremos, em que a ação docente, preocupada com a tolerância e com a inclusão, torna-se cada vez mais necessária”, relata.

Já o trabalho sobre os discursos midiáticos contemporâneos, que também recebeu menção honrosa, esse clama pela análise da mídia por meio de novas perspectivas, construída a partir de referenciais literários, possibilitando uma outra compreensão da realidade. “É por meio de trabalhos assim que novos conhecimentos são construídos e é possível transformar a nossa realidade, já que esses conhecimentos geram novas formas de pensar”, afirma Caio.

O reconhecimento dessas pesquisas é de extrema relevância para a educação, ressalta o coordenador, e recebem, durante esse congresso, avaliação por uma banca composta por dois professores doutores da área. Aos alunos são concedidas certificações emitidas pelo setor de pesquisa do Senac, que um programa próprio de Iniciação Científica, fornecendo bolsas a quase totalidade dos ingressantes.

“O CICTA é uma oportunidade de os alunos exporem à instituição e à comunidade científica os resultados das suas pesquisas”, afirma Caio Augusto Carvalho Alves, coordenador dessa graduação. Ele explica que, além de desenvolverem competências relacionadas à síntese de suas principais ideias para uma apresentação curta e produtiva, os estudantes respondem a questões feitas pela banca avaliadora e pelos ouvintes presentes, em um processo formativo que os faz melhorar suas produções e validar os conhecimentos produzidos, pondo-os à prova. E acrescenta: “Esse processo é a própria ciência e oportunizar que os nossos alunos possam fazer ciência é uma realização imensa”.

A próxima edição do congresso será realizada em março de 2019. Portanto, os alunos da graduação que terá início no próximo semestre poderão participar. 


Confira os cursos de graduação, que estão com inscrições abertas, cujas aulas começam em agosto.

Conheça a história de alunos de pedagogia EAD que criam plataforma de práticas de ensino para professores.

 

Saiba como funciona o estágio da graduação a distância Licenciatura em Pedagogia.