13/06/2018

Você não descola do smartphone? Isso pode ser muito bom. Sobretudo se recheá-lo com apps que contribuam na organização e produtividade de suas pesquisas cotidianas.

os melhores aplicativos para estudar

Os smartphones estão tomando conta. De acordo com dados da GSMA, os smartphones agora representam seis em cada dez conexões móveis na América Latina. No Brasil, 35% das conexões estão sendo executadas em redes 4G, uma das maiores taxas de adoção 4G na região, que deverá ter um crescimento de até 60 milhões de novos usuários móveis até 2020.

E, quando o seu gadget está nutrido de bons aplicativos (e com a bateria carregada), ele serve para quase tudo e mais um pouco, não é? Portanto, ponha-o para trabalhar a favor do seu aprendizado.

Os apps podem ajudar você a se atualizar sobre sua área de interesse, disciplinar a rotina de estudos, organizar conteúdos, acessar fontes de referência e muito mais.

Mas, como escolher o aplicativo? Kátia Canto é especialista em Engenharia Web Mobile e em Tecnologias e Inovações Web, pelo Senac EAD, e como docente de tecnologia da informação do Senac, fez uma lista dos melhores apps especialmente para você

 

Flipboard

Disponível para iOS e Android.
Preço: grátis.

Fornece milhares de reportagens atualizadas, de fontes confiáveis e acerca de tudo o que você puder imaginar. O visual também é bem bonito. Filtre os temas preferidos e fique por dentro do que está acontecendo agora na sua área. O conteúdo inclui notícias do dia a dia, tecnologia, ciência, moda, viagens, carros, política, filosofia, futebol, beleza, literatura... Enfim, assunto não falta.

GoConqr

Disponível para iOS e Android.
Preço: grátis.

Mãos à obra! Potencialize o aprendizado de um jeito criativo. Use mapas mentais, quizzes, lembretes e planos de estudo. Monte uma agenda e faça simulados. O tempo é precioso. Esse app amigo alivia as coisas para o seu lado.

TED

Disponível para iOS e Android.
Preço: grátis.

Inspire-se nas palestras da prestigiada e moderna fundação norte-americana TED. Tenha acesso a mais de 1.700 conferências sobre carreira, qualidade de vida, criatividade, inovação, sustentabilidade, liderança e outros temas, realizadas por feras de cada área.

Google Tradutor

Disponível para iOS e Android.
Preço: grátis.

Que quer dizer "serendipity"? Você sabia que, em espanhol, "chapar" corresponde a "mergulhar nos estudos"? A versão mobile do tradutor dá uma boa mão na hora de entender o vocabulário estrangeiro. Ele entrega traduções escritas em 72 idiomas, definições em áudio em 24 deles e reconhece a sua pronúncia em 17 línguas diferentes. É bacana, hein?

Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora

Disponível para iOS e Android.
Preço: grátis.

O português, sempre ele! Simples, rápido e fácil, o aplicativo livra você de apertos e – melhor ainda – já com o novo acordo ortográfico. Ele relaciona quase um milhão de palavras e 300 mil definições sobre locuções, expressões idiomáticas e provérbios, entre outras soluções.

Wikipedia Mobile

Disponível para iOS e Android.
Preço: grátis.

Conhecida de muitos, a enciclopédia livre tem esse aplicativo próprio, que reúne mais de 32 milhões de artigos em 280 idiomas. A busca é rápida, mantém o histórico de sua pesquisa e permite que você marque páginas para ler depois, offline.

NeuroNation Memoria Trainer

Disponível para Android.
Preço: grátis.


Além desses, Katia indica um app de línguas, o divertido Memrise e um outro de organização, o Clockwork Tomato.

A profissional recomenda que ao procurar um aplicativo nas lojas PlayStore e AppStore, é importante ver se o app atende realmente ao que você quer, se resolve seu problema. “Não lote seu aparelho com aplicativos inúteis, até mesmo para manter a 'saúde' dele”, alerta a docente.

Para isso, Kátia orienta que você avalie alguns aspectos antes da instalação: "Observe a data em que ele foi atualizado e fuja daqueles que pararam no tempo, ou seja, que não se atualizaram nos últimos seis meses. Isto indica que o próprio fabricante não está atento aos usuários”.

Outro ponto importante para a Kátia é ler os comentários sobre o aplicativo, observando as avaliações e se o fabricante responde aos principais questionamentos dos usuários. “Veja também as telas do aplicativo, mostradas na loja, se te agradam. Depois de instalar seu aplicativo, mantenha-o atualizado e acompanhe o fabricante e a evolução do app", finaliza a profissional.



Confira todos os cursos técnicoslivresgraduaçãoextensão e pós-graduação do Senac EAD e o polo mais perto de você.