11/06/2018

marketing

Você sabia que os cursos de tecnologia representam 19% das matrículas em cursos superiores do país? E que quase metade dos alunos estão matriculados em cursos a distância? Sim, de acordo com informações do Censo da Educação Superior de 2016.

Diferentemente dos cursos de bacharelado, que duram 4 anos, os de tecnologia permitem que o aluno, em 2 anos, esteja apto para entrar no mercado de trabalho com um conhecimento aprofundado e aplicado sobre a respectiva área de formação.

Então, que tal saber mais sobre o profissional de marketing? Luiz Fernando Gomes Pinto, coordenador e professor do curso de Tecnologia em Marketing do Senac EAD, fala sobre essa profissão.

O que faz o tecnólogo em marketing?

Ele estuda os consumidores e desenvolve produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos, e o preço que ele está disposto a pagar. Ele também é capacitado para identificar os locais de venda de maior conveniência e a comunicação mais adequada.

Esse profissional também é responsável pela gestão das marcas de produtos e institucional da empresa, assim como pela gestão de relacionamento com o cliente.

Quais habilidades que esse profissional deve desenvolver?

Ele deve ter uma boa habilidade analítica e estratégica, para que possa estudar o mercado, os concorrentes e as mudanças no ambiente externo. A partir das suas análises, ele pode traçar estratégicas e planos de ação para enfrentar as ações dos concorrentes ou das mudanças no ambiente. Além disso, é importante que seja criativo, no sentido funcional, isto é, que consiga encontrar formas criativas para encarar os desafios da profissão.

Quais as oportunidades de trabalho que ele encontra no mercado?

A área de atuação é ampla. Esse profissional pode trabalhar em departamentos de marketing, de promoção e de vendas.

Marketing: ele pode iniciar como assistente ou analista e chegar a gerente de marketing.

Nas empresas de grande porte de produtos de consumo, há ainda o papel do gerente de produtos ou de marcas, responsável por gerenciar o composto mercadológico (produto, preço, canais de vendas e comunicação) de determinada categoria de produtos ou marca.

Promoção: no departamento de promoção, pode atuar com a organização das ações promocionais nos pontos de vendas e das feiras setoriais.

Ele pode atuar na administração de vendas ou até mesmo em trade marketing - atividade de marketing direcionada aos parceiros de vendas, como lojas e supermercados.

Publicidade: podem também atuar em agências de publicidade ou agências de promoção, usualmente na área de planejamento.

A formação em marketing confere aos profissionais de planejamento uma maior capacidade para entender os objetivos mercadológicos do cliente e, com isso, permite criar uma campanha de comunicação alinhada aos seus objetivos.

Quais as tendências para esse mercado no Brasil?

Um mercado que tem crescido muito e gerado oportunidades para o profissional de marketing é na área de marketing digital.

Uma oportunidade para a entrada nesse mercado é como analista para realizar análises das campanhas realizadas nas mídias sociais e em outros meios digitais. Ele pode ainda atuar em marketing de relacionamento desenvolvendo conteúdo ou coordenar ações de marketing de conteúdo pela internet para se aproximar de clientes potenciais e desenvolver um relacionamento.

Além de ações direcionadas para a internet, pode também planejar e analisar os resultados das ações direcionadas para Smartphone.

Qual o principal desafio dessa profissão?

O marketing digital já não é mais o grande desafio para esse profissional. Essa linha de trabalho já faz parte da sua atividade diária, em especial a estruturação de canais de e-commerce e ações de comunicação nas redes sociais.

O principal desafio para ele agora é estar preparado para utilizar as ferramentas que estão surgindo para interagir com o consumidor, são elas: big data, internet das coisas, realidade aumentada e virtual e gamificação.

A médio prazo, acredita-se que, além dos CMOs (Chief Marketing Officer), haverá também o papel dos CMTs (Chief Marketing Technologist) que serão responsáveis por uma gestão unificada de múltiplos canais de venda e informações específicas do consumidor por canal.

 

Luiz Fernando Gomes Pinto é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas​ e mestrado pelo Mackenzie. Coordenador e professor do curso de Tecnologia em Marketing EAD do Senac EAD. Experiência em marketing como gerente de produtos e gerente de marketing em empresas nacionais e multinacionais de produtos de consumo, como Brinquedos Estrela, Chocolates Garoto, McCain do Brasil e Artsana/Chicco. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3744244681049950

 

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