05/07/2018

Paraty
Paraty, no Rio de Janeiro


Julho chegou! Para muitos, é tempo de férias escolares e alguns devem estar se perguntando: mas afinal, para onde viajar no Brasil?

Mariana Hoff, coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo, do Senac EAD, observa que quando procuramos dicas para curtir este mês, logo vem à cabeça da maioria dos brasileiros o inverno, o frio, paisagens de serras, casacos quentinhos, vinho, fondue e quem sabe, até a possibilidade de ver neve em algum destino especial! “Se fizermos uma pesquisa dos destinos mais procurados pelos brasileiros em julho, temos no topo a cidade de Gramado, na região serrana do Rio Grande do Sul, entre outras regiões, também serranas, de São Paulo e Rio de Janeiro”, afirma.

Mas, ela diz, “há quem não curta o frio, e quer aproveitar o seu tempo em um destino de calor, sombra e água fresca, sentindo a brisa do mar batendo no rosto! Para quem quer fugir para o calor, julho é um mês em que os preços de viagens para os destinos do litoral são um pouco melhores que no verão e você pode aproveitar para conhecer lugares encantadores!”

E você, o que prefere para curtir as férias: opções de destinos com temperaturas altas ou baixas? Juntamos aqui algumas dicas para curtir cada minutinho dos seus dias de descanso tão esperados e aproveitar, ao máximo, suas férias sem preocupação!

Confira as dicas de lugares para passear em dias de folga:

Urubici, Santa Catarina

Urubici é uma das cidades mais belas da serra catarinense. Um destino ideal para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura, com atrações naturais de tirar o fôlego! O munícipio fica localizado próximo de destinos como São Joaquim e Bom Jardim da Serra, ambas com lugares para garantir um passeio inesquecível. Além disso, são cidades frias e costumam registrar neve no inverno, fazendo a alegria dos turistas que visitam a região na expectativa de curtir alguns flocos da tão esperada neve!

Atrações: Morro da Igreja, ponto mais alto da região sul do Brasil, situado a 1822 metros de altitude; Cascata Véu de Noiva, onde a água escorrega por um paredão de 62 metros de altura; Serra do Corvo Branco; Morro do Campestre, o Mirante do Avencal, a Cascata do Avencal, entre outros atrativos da região.

“Esta é uma viagem que vale muito a pena pela diversidade das paisagens da Serra Geral, que se apresentam imponentes e com formações geológicas únicas. E quem quiser ainda pode estender o roteiro para as demais cidades que completam as formações dessa serra”, recomenda Mariana.

Taipu de Fora, Bahia

“Mar azul cristalino, areias brancas, fileiras de coqueiros em toda a extensão de praia, piscinas naturais, formam uma paisagem deslumbrante, de tirar o fôlego de qualquer um. Se deseja se desligar do mundo, este é o lugar ideal, sendo considerada uma das mais belas praias do Brasil”, garante a coordenadora.

Atrações: imensas piscinas naturais formadas entre os recifes de corais na maré baixa. Um local perfeito para mergulho livre com a observação de diversas espécies de peixes e fauna marinha. Além disso, Taipu de Fora pode ser o ponto de partida para conhecer toda a Península de Maraú, como a vila de Barra Grande, Taipu de Dentro e Campinho. As lagoas também fazem um espetáculo à parte, por isto, não deixe de conhecer a Lagoa Azul, a floresta das Bromélias Gigantes e a Lagoa de Cassange.

Taipu de Fora fica localizada a 200km de Salvador e a 150km de Ilhéus. "Indico chegar pelo aeroporto de Ilhéus e contratar um transfer ou alugar um carro para se deslocar a qualquer praia da Península de Maraú", diz Mariana.

“Fique pelo menos 5 dias, recomenda a coordenadora. “Estique até Itacaré e aproveite para curtir as belíssimas praias e trilhas de lá! É uma das regiões mais bonitas do Brasil”.

Paraty, Rio de Janeiro

Cidade histórica cheia de encantos. Belas praias, cachoeiras, gastronomia surpreendente são os destaques da cidade que possui um centro histórico cheio de charme cercado de casas colônias coloridas. É encantador caminhar pelas ruas de pedra e curtir as fachadas, portas e janelas dos casarios.

Mariana conta que a cidade de Paraty fica localizada a 250km do Rio de Janeiro e você pode chegar lá de carro alugado, transfer ou ônibus. “O destaque fica para as Cachaçarias, com inúmeras cachaças artesanais produzidas na região e que são o orgulho dos comerciantes e moradores”.

“Fique, pelos menos, 3 dias na cidade e reserve mais uns dias para conhecer a Vila de Trindade, com belas trilhas e praias paradisíacas. O destaque fica com as piscinas naturais do Caixadaço. Nesse passeio, visite também a Praia do Meio, Praia de Fora e Praia do Cepilho”, indica a coordenadora.

Gramado, Rio Grande do Sul

Para quem quer curtir o frio, ter a possibilidade de pegar neve e aproveitar cada minuto em um local charmoso e cheio de atrações para todos os gostos, o destino ideal é Gramado, na serra gaúcha, a 130 km de Porto Alegre. “As opções de lazer são infindáveis para todos os tipos de público”, afirma Mariana.

Atrações: caminhar pela glamorosa Rua Coberta, passando pelo Palácio dos Festivais, Igreja São Pedro e andar pela Rua Borges de Medeiros que tem diversos restaurantes e lojas de chocolates. E a Praça das Etnias, onde tem comidas artesanais alemãs.

Para quem quer se divertir na neve, não deixe de ir à Snowland! Um complexo fechado de diversão na neve! O primeiro parque de neve indoor da América Latina oferece opões para praticar esqui, snowboard, pista de patinação, descida de boia de neve e muito mais!

O ideal para curtir Gramado, na opinião da Mariana é “comer fondue, degustar chocolate, tomar um vinho, se divertir em família é ficar, pelo menos, um fim de semana”.

Todos esses destinos são recomendados por Mariana e por muitas pessoas que já tiveram a oportunidade de conhecer cada um deles. Por isso, se programe, faça suas reservas, monte seu roteiro e contrate um guia de turismo para aproveitar ainda mais cada surpresa que estes destinos reservam! Viva uma experiência! Boa viagem!



Conheça o curso Técnico em Guia de Turismo e todas as possibilidade de estudo na área de turismo no Senac EAD.



Leia também:

Dez dicas para viajantes de ‘primeira viagem’

Turismo: qual experiência quero viver nessa viagem?

O viajante quer uma experiência autêntica, diferenciada e personalizada