03/07/2018

gestão do tempo

Diante de tanto por fazer, é preciso priorizar e, com isso, algumas tarefas vão ficando para mais tarde. Isso é comum. Mas, o que muitas vezes acontece é a procrastinação. Mas, o que isso significa?

Quem explica é Patricia Barcelos*, tutora do curso Administração do Tempo, do Senac EAD.  “A procrastinação é a reação passiva de adiar algo que realmente precisa ser realizado”.

Ela concorda que adiar o que não é urgente ou prioritário seja pertinente e a isso chamamos de uma adequada administração do tempo. Mas, para Patricia, “deixar para depois o que precisa ser realizado hoje” é uma decisão que pode acarretar em inúmeros problemas tanto para o indivíduo procrastinador quanto para os que estão a sua volta.

“Os efeitos podem ser devastadores: problemas no trabalho, nos relacionamentos e na saúde. A sensação de bem-estar nunca é alcançada, pois acompanhada a ela vem o sentimento de culpa. Essa decisão por procrastinar acaba por se tornar uma mania e um mau hábito. Isto é, quando a pessoa “empurra com a barriga” para executar determinada tarefa naquele momento, provavelmente, irá repetir essa mesma ação em outro momento ou em outra situação”, relata a profissional.

Patricia esclarece que a procrastinação só prevalece no dever. “Não procrastinamos coisas que gostamos ou sentimos prazer”. O psicólogo Joseph Ferrari, no seu livro Procrastinação, relata: “a maioria de nós começa o dia procrastinando, ao apertar aquele botão do despertador que permite ficarmos na cama por mais cinco minutinhos”.

Confira cinco orientações para não procrastinar:

  • Respire profundamente e “pule”. Não comece seu dia já procrastinando, evite apertar a soneca do despertador.

  • Crie uma lista de tarefas: organize todas as tarefas que você tem que cumprir por ordem de prioridade. Novamente respire e “pule”, faça e não esqueça de riscar seu check list, isso lhe dará um sentimento de vitória e motivação.

  • Defina metas e estabeleça um prazo limite: criar metas para você mesmo pode te ajudar a não adiar o que tem que ser feito. Estabeleça um prazo para finalizar determinada tarefa no check list e vá em frente.

  • Promova um ambiente adequado: se o mundo a nossa volta contribui para adiarmos ainda mais o que temos que fazer, a dica é transformar esse ambiente que nos cerca. Reorganize os móveis, cuide da luminosidade, barulho.

  • Não fique pensando demais: o mais comum entre pessoas que procrastinam é ficar pensando demais antes de começar a fazer algo. Ou, então, ficar pensando por onde começar.  Nesse ponto a lista de prioridades pode ajudar, respire fundo e faça!!

 

Patricia Barcelos* é graduada em Pedagogia, bacharel em Ciências da Administração e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.


Confira o curso Administração do Tempo e todos livrestécnicos, de graduação, extensão e pós-graduação do Senac EAD.


Leia também:

Sempre é tempo para voltar aos estudos

O fim das dúvidas sobre os cursos a distância

Aplicativos que não podem faltar na sua tela