12/07/2018

pós-graduação

O Senac, referência nacional em educação profissional para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, completou 70 anos, em 2016. E no ano seguinte à sua criação (1947), a instituição começa a levar suas programações a locais mais distantes dos grandes centros ou que não contavam com unidades educacionais – por meio de cursos volantes e pela educação a distância transmitida pelo rádio, pela Universidade do Ar.

Educação a distância, que até hoje integra as ofertas do Senac, com diversos cursos on-line disponíveis em todo o Brasil por meio do Portal Senac EAD.

No entanto, o ensino superior, por meio da pós-graduação, passou a ser ofertado há uma década. E já são 8.500 alunos especializados pelo Senac. A coordenadora de pós-graduação do Senac EAD, Zilma Carvalho, conta que o lançamento foi em agosto de 2008, com os cursos: Mídias Interativas e Tecnologias na Aprendizagem.

“Desenvolver um produto EAD, que se relacione com as atuais demandas do mundo do trabalho, sempre foi uma preocupação. Desde 2008, nosso portfólio de cursos na pós-graduação é um dos mais atualizados do mercado e a nossa metodologia voltada à aplicação do conhecimento na prática profissional”.

Hoje, são 31 títulos com oferta em 314 polos espalhados em todo o território nacional. Confira entrevista, em que Zilma fala sobre tecnologia, polos, metodologia e tendências.

De que forma a evolução de recursos tecnológicos no Brasil contribuiu para o Senac EAD?

A banda larga, a internet por smartphone, entre outras facilidades, proporcionaram mais acesso à informação e, consequentemente, um número maior de pessoas puderam se beneficiar do estudo a distância.

A melhor qualidade dos recursos e da prestação do serviço tecnológico permite, além dos recursos off-line como os fóruns e atividades pré-gravadas, por exemplo, maior quantidade e qualidade em atividades on-line como webconferências.

A nossa metodologia também respeita os diferentes ritmos e preferências de aprendizagem, associando atividades interativas, reflexivas e objetivas de forma significativa a experiência acadêmica de nossos alunos. 

Fale sobre essa evolução ao longo desses anos de cursos e polos.

Em 2008, havia, além da sede no Centro Universitário Santo Amaro, um único polo na unidade Lapa Tito, locais em que as atividades presenciais eram realizadas. Alunos de todo o país precisavam vir a São Paulo, os recursos tecnológicos eram escassos, muitos alunos utilizavam acesso à internet por linha discada,  não havia smartphones, tudo era bastante restritivo e caro, por isso,  trabalhávamos com turmas de, no máximo, trinta alunos.

Em 2013, a realidade dos recursos tecnológicos já era bastante diferente e, também, houve uma grande revolução no ensino a distância do Senac com a criação da Rede Senac EAD. São Paulo passou a ser sede para o ensino superior, com polos em todo o território nacional.

A criação da rede foi marcada pela mudança metodológica dos cursos e a ampliação da quantidade de polos, permitindo turmas maiores. Esse fato permitiu que o aluno passasse a fazer suas avaliações no polo mais perto de casa, tornou valores mais acessíveis para os cursos, por conta de não haver custo do deslocamento, hospedagem e despesas gerais no momento da realização das avaliações presenciais.

A evolução nos nossos cursos foi, inclusive, reconhecida, que, em 2016, ao passamos por recredenciamento pelo MEC, fomos avaliados com nota máxima 5.

Há parcerias para os cursos de pós?

Na área da educação, temos parceria com a Universidade de Lisboa que aproveita algumas das disciplinas dos nossos alunos como créditos para o Mestrado em Educação.

Quais os diferenciais dos cursos de pós-graduação do Senac EAD?
O processo ensino-aprendizagem conta com a atuação de professores mestres e doutores, que acompanham e orientam os estudantes durante toda a disciplina. Além disso, cada curso tem um coordenador pedagógico que acompanha a turma nas suas necessidades, presta orientações, atua também para facilitar os processos acadêmicos, e principalmente no acolhimento dos alunos.

Quanto ao estudo, os alunos podem escolher o tempo e o local adequado de acordo com a sua disponibilidade. Além do conteúdo base, recursos como aulas narradas, vídeos, material complementar, biblioteca virtual, webconferências, fóruns de discussão e troca de experiências e uma única data presencial ao final de cada semestre e ao final do curso, no polo de sua escolha, para as avaliações presenciais e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), respectivamente, facilitando sua organização e seu estudo. Há cursos, atendendo a demandas do mercado de trabalho, cujos projetos dos TCCs são direcionados para a construção prática, permitindo que concluam a pós-graduação com um portfólio de realizações importantes para projetos de vida e carreira.

De acordo como censo 2016/2017 da Abed*, indicadores de qualidade nacionais e internacionais mostram que não existe diferença na qualidade do ensino e da aprendizagem entre as modalidades presencial e a distância.  Fale sobre isso.
Acredito que o número crescente pela busca de bons cursos a distância reflete a maior credibilidade que essa modalidade de oferta está conquistando em todos os níveis de ensino. O preconceito vem diminuindo significativamente e números como os do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), por exemplo, provam que o ensino a distância proporciona ao aluno, além do ensino de qualidade do ponto de vista do conhecimento prático, o desenvolvimento de habilidades como autonomia para a pesquisa e o aprofundamento do conhecimento, foco e disciplina.

Quais as tendências para os próximos anos da pós-graduação do Senac EAD?Estamos crescendo a cada ano. Iniciamos com dois títulos há dez anos e hoje trabalhamos com 31 títulos e grandes perspectivas de crescimento. Para 2019, teremos o lançamento de mais cinco títulos.

Sempre na vanguarda de metodologias inovadoras de aprendizagem, o Senac passa a investir, nesse ano, em Learning Analytics, que se refere ao mapeamento, mensuração e análise de processos de aprendizagem, para que alunos e professores possam alcançar uma melhor experiência de forma ainda mais personalizada.



*Associação Brasileira de Educação a Distância


Conheça todos os cursos de pós-graduação do Senac EAD.