03/07/2018

ambientação de cursos técnicos

“A educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino-aprendizagem em que professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias”. Essas palavras são do educador José Manuel Moran*.

Para quem nunca participou de um curso on-line, estudar em sala de aula virtual pode ser ainda motivo de resistência pelo desconhecido. Por isso, o Senac EAD oferece a oportunidade ao aluno, antes mesmo de aulas começarem, de ‘experimentar’ o ambiente virtual de aprendizagem.

Eloisa Varela, pedagoga de cursos técnicos do Senac EAD, explica que essa é uma oportunidade de o estudante vivenciar, interagir e conhecer a metodologia de trabalho que será utilizada na realização do seu curso. “A ambientação é realizada a distância, e o aluno pode acessar todos os recursos e materiais disponíveis de onde e quando quiser”.

Ela acrescenta que “esse período de ambientação proporciona aos alunos conhecimento da metodologia e acesso aos materiais didáticos, facilitando assim a navegação no período normal do curso”, diz Eloisa, que detalha, na sequência, como funciona a ambientação nos cursos técnicos.


Como funciona?

  • A partir do momento da inscrição, o aluno de cursos técnicos pode vivenciar essa nova metodologia de estudos. Além disso, ele tem contato com materiais didáticos e palestras on-line com os docentes especialistas.

  • A sala da ambientação está disponível ao aluno logo após a inscrição no curso e ele pode acessar os materiais até o início das aulas regulares.

  • Os estudantes podem fazer atividades com base no material de apoio, além de desafios e fóruns de discussão.

  • Um docente faz as interações com os estudantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

  • As interações são realizadas semanalmente, além da disponibilização de web palestras sobre temas variados.

 

Conheça todos os cursos técnicos do Senac EAD. 

*http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf