O curso tem como objetivo especializar profissionais para atuação em práticas educativas formais, ensino regular e não formais, museus, ações e projetos culturais, por meio da investigação a respeito de métodos, conteúdos e procedimentos da área de arte e educação.

Visa, ainda, possibilitar a prática reflexiva do trabalho na área, ampliando horizontes pedagógicos, artísticos e culturais.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
março/2018
Término:
junho/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu – Especialista em Arte-Educação (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação
O profissional estará capacitado a atuar em instituições de ensino públicas e privadas, em espaços não escolares, museus, pontos de cultura, ONGs, além de empresas que desenvolvem projetos relacionados à arte, educação e cultura, atuando como agente educacional e cultural na área de artes.

Panorama de mercado
O segmento de arte e cultura encontra-se em expansão no Brasil, com a recente proliferação de cooperativas, redes e coletivos de artistas e produtores culturais, incentivados pela ampliação dos mecanismos de apoio e financiamento à cultura, tanto no setor público quanto no privado.

A reestruturação do Ministério da Cultura, iniciada em 2003, criou novas secretarias e linhas de ação, além de programas inovadores, a exemplo da Cultura Viva e o Mais Cultura, espalhados por todo o País.

Este contexto sociopolítico tende a gerar demandas consideráveis, tanto na produção de arte e cultura quanto na qualificação de profissionais.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2018 acontecem de 2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Público alvo e pré-requisito:
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Computador:
- Acesso à internet (recomendável banda larga);
- Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux;
- Possuir endereço eletrônico;
- Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment;
- Browser de navegação (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox);
- Mínimo de 512 Mb de memória Ram;
- Placa de som (on-board ou off-board);
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).

Público-alvo:
Destina-se a graduados nas áreas de comunicação, artes, teatro, cinema, educação e música, bem como profissionais que atuem como professores, comunicadores de artes e expressões humanas, arte-educadores, atores e profissionais de museus.
Metodologia:
Nos cursos a distância do Centro Universitário Senac, as estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos, professores e tutores por meio de recursos de apoio às atividades a distância. Nesta perspectiva, disponibilizamos materiais diversificados (textuais e audiovisuais) que abordam os conceitos pertinentes de cada área, contextualizando-os e exemplificando-os com situações reais.

As propostas de atividades envolvem exercícios de múltipla escolha, síntese e estudos de casos, com o objetivo de reunir os saberes construídos nos componentes estudados ao longo do período, e também estabelecer a relação entre teoria e prática, bem como a utilização dos conceitos aprendidos para a resolução de problemas baseados em casos reais, nos quais o aluno parte de uma problematização para consolidar sua ação. Elas favorecem a participação de cada um na construção de seus conhecimentos e também o uso do raciocínio crítico e das habilidades de comunicação para a sua resolução.
Programa:
Fundamentos em Arte-Educação - 40 horas
Educação em museus e contextos não escolares - 24 horas
Teorias e Fundamentos da Educação - 40 horas
Arte e Cultura Popular - 24 horas
História da Arte: do moderno ao contemporâneo - 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I - 24 horas
Teorias da Cultura - 32 horas
Projetos Educacionais - 32 horas
Arte e Tecnologia - 24 horas
História da Arte Brasileira - 32 horas
Metodologia para o Ensino Superior - 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 24 horas
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 237,55 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso: R$ 5.226,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes

Veja outros Cursos de Pós-graduação na área de Artes