Objetivo
Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente do século 21, do debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.

Diferenciais
O curso apresenta uma proposta inovadora, que trabalha as várias dimensões do processo de tornar-se professor: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação), a pedagógica (didática adequada ao ensino superior), a reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos), e a política (formação da identidade profissional docente).

Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um plano de trabalho docente completo voltado para sua área de interesse ou formação.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
agosto/2018
Término:
dezembro/2019
Certificação:
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Docência no Ensino Superior (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação no mercado de trabalho:
O egresso deste curso poderá atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação, como um profissional crítico sobre seu papel na formação de profissionais, com domínio dos princípios de aprendizagem do ensino superior e das competências pedagógicas adequadas para atuação.

Panorama de mercado:
Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais.

Outro aspecto a ser fortemente considerado é a crescente oferta de cursos na modalidade EAD, que exigem, além das competências fundamentais da docência, habilidades específicas para a mediação da aprendizagem a distância, em especial os ambientes virtuais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhes sustentem a prática tanto nos cursos presenciais quanto nos cursos a distância.
Seleção:
As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2018 acontecem de 2 de maio a 31 de julho de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Recredenciamento junto ao MEC Portaria nº 494, de 11 de abril de 2017. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

 

Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos
Candidato:
- Graduação completa
- Possuir acesso regular a internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na Web, em nível de usuário;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial ao final de cada semestre para avaliações obrigatórias, no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD;
- Disponibilidade para realizar a defesa presencial após o período de finalização do TCC (trabalho de conclusão de curso), no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD.

Público-alvo
Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos sua área de formação.

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
A proposta metodológica visa a interação entre a área de educação e as áreas específicas de estudos de cada aluno, de modo que este possa desenvolver competências na docência da área em que já tenha aderência.

Ainda é prevista a integração contínua e dinâmica entre todas as atividades individuais e colaborativas em ambientes presenciais e virtuais. Assim, as atividades vão se sucedendo conforme os objetivos propostos, rompendo com a linearidade tradicional e proporcionando aos alunos que alternem seu papel ao longo do curso: como aprendizes da docência atualizando, aprofundando ou desenvolvendo conhecimentos e competências, e como professores em exercício, aplicando em situações práticas sua aprendizagem.

A avaliação é mais uma oportunidade de reflexão de professores e alunos sobre os processos de aprender: a autoavaliação é constantemente estimulada.
Programa:
Atualização e Contextualização Temática
Fundamentos da Educação Superior
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Desenvolvimento Profissional Docente
Projetos Educacionais
Trabalho de Conclusão de Curso I: Fundamentos e Metodologia de Pesquisa
Metodologia para o Ensino superior
Processos de Avaliação
Planejamento Didático
Práticas Presenciais no Ensino Superior
Prática Docente em Ambiente EAD
Trabalho de Conclusão de Curso II: Pesquisa e Docência
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 225,50 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso: R$ 4.961,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes