O curso tem como objetivo preparar o aluno para gerir lojas de diferentes setores dentro das especificidades da cadeia e do ponto de venda, visando ao aumento da competitividade empresarial, assim como elaborar modelos de negócios e de atendimento alinhados às oportunidades de mercado, com o objetivo de aumentar a rentabilidade do negócio, identificar necessidades e inovações no varejo e propor soluções objetivando a prosperidade do empreendimento, utilizar a rede de relacionamento com parceiros objetivando o aproveitamento mais rentável da cadeia, administrar recursos visando à continuidade financeiramente saudável do varejo, criar e aplicar estratégias de marketing com o objetivo de realizar maior venda e de conquistar a fidelização junto aos clientes, além de gerenciar a equipe de modo a gerar satisfação em funcionários e clientes.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Investimento
Duração:
18 meses (360 horas)
Certificação:
Pós-graduação lato sensu – Especialista em Gestão do Varejo (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação:
O especialista em Gestão do Varejo deve entender o varejo como negócio, tendo visão sistêmica para interconectar as disciplinas, processos e tecnologias essenciais ao varejo. Também deve agregar a esta visão o ambiente externo, composto de toda cadeia de valor, com foco especial no cliente. Para tanto, deve ter a competência de gerenciar pessoas, a equipe responsável por fazer o varejo funcionar, agregando a todas as atividades questões de ética e de sustentabilidade.

Panorama de mercado:
Contribuindo para um cenário favorável, a atividade varejista no Brasil apresentou grandes mudanças nos últimos anos, assim como nos demais países, renovando conceitos e estratégias, tornando-se cada vez mais competitiva. Essas mudanças também são reflexos da maior utilização de tecnologias e da qualificação dos profissionais atuantes neste mercado. Vale ressaltar que a entrada de participantes externos e a adoção de conceitos mais modernos de operações também têm impulsionado o setor na busca por maior eficiência e melhor posicionamento.

As empresas varejistas brasileiras vêm buscando aumentar sua abrangência regional, ao disseminar lojas especializadas e aumentar a presença de grupos e cadeias em nível nacional.

Nesse contexto, todos os avanços experimentados, tais como a elevação dos níveis de renda e emprego da população, a inserção econômica de novos e potenciais consumidores, a expansão do crédito e a redução dos juros com o aumento das garantias, têm afetado o ambiente das empresas varejistas, expondo a necessidade de adequações nos processos de gestão para o convívio em um novo padrão de competitividade. O comércio de mercadorias está se sofisticando e se faz necessário também o aprimoramento dos profissionais da área, especializando-se e demonstrando flexibilidade no atendimento do negócio do varejo.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2018 acontecem de 2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso será oferecido somente no formato a distância. Credenciamento junto ao MEC Portaria nº 683, de 25 de maio de 2012. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.
 

Público alvo e pré-requisito:
Público-alvo:
- Executivos que almejam conhecimento de práticas de gestão.
- Gestores de loja, PDV, franquias e outros modelos de varejo.
- Empreendedores.
- Profissionais que desejem se especializar no segmento varejista, ou na indústria em áreas de relacionamento com o varejo.

Pré-requisitos:

Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Público-alvo
Executivos que necessitem do conhecimento de práticas de gestão.
Gestores de loja, PDV, franquias e outros modelos de varejo.
Empreendedores.
Profissionais que desejem se especializar no segmento varejista, ou na indústria em áreas de relacionamento com o varejo.

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
Proposta metodológica
A pós-graduação em Gestão do Varejo visa qualificar profissionais que atuem ou desejem atuar no varejo para gerenciar o negócio de forma sistêmica, procurando desenvolvê-lo para uma maior lucratividade. Para tanto, serão abordados tópicos como Gestão de Pessoas, Operações, Estratégia, Finanças e Marketing, com atenção específica às atividades e necessidades do varejo.

O desafio da educação a distância, porém, é criar as condições para que esse objetivo se realize sem a presença física do professor, ou seja, construir metodologias de ensino-aprendizagem que possibilitem sua consecução, apoiadas em mecanismos de interação e comunicação adequadas.

Por isso, nos cursos a distância do Centro Universitário, as estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores tutores, por meio de recursos de apoio às atividades a distância. Nesta perspectiva, disponibilizamos materiais diversificados – textuais e audiovisuais, que abordam os conceitos pertinentes de cada área, contextualizando-os e/ou exemplificando-os com situações reais.

As propostas de atividades envolvem exercícios de múltipla escolha, síntese e estudos de casos, com o objetivo de reunir os saberes construídos nos componentes estudados ao longo do período, e também estabelecer a relação entre teoria e prática e a utilização dos conceitos aprendidos para a resolução de problemas – baseados em casos reais, nos quais o aluno parte de uma problematização para consolidar sua ação. Elas favorecem a participação de cada um na construção de seus conhecimentos e também o uso do raciocínio crítico e das habilidades de comunicação para a sua resolução.
Programa:
Estratégia e Gestão Empresarial Aplicadas ao Varejo
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Gestão de Marketing e Comportamento do Consumidor
Trabalho de Conclusão de Curso I: Desafios e Tendências da Gestão Varejista
Planejamento de Vendas e Técnicas de Negociação
Gestão de Operações no Varejo
Gestão de Produtos, Serviços e Marcas
Trabalho de Conclusão de Curso II: Plano de Negócio Aplicado ao Varejo
Gestão Financeira e Precificação
Gestão de Atendimento e Canais de Marketing
Modelos de Gestão no Varejo
Trabalho de Conclusão de Curso III: Estratégias para a Gestão do Varejo
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 319,63 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela).

Valor total do curso R$ 7.032,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes

Veja outros Cursos de Pós-graduação na área de Gestão