O curso visa preparar profissionais para atuar na direção, supervisão, coordenação e orientação pedagógica em instituições educacionais. Objetiva desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Atenção:
- O curso está em conformidade com o artigo 64, da Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
- O interessado deve verificar a exigência do sistema estadual de ensino, de seu respectivo estado, em relação a atuação na gestão escolar.
- Esta formação lato sensu não habilita profissionais para atuar na gestão de escolas do sistema estadual de ensino do estado de São Paulo.
- O Centro Universitário Senac oferece uma pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, na modalidade presencial, com carga horária de 1.006 horas, que atende às exigências do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, preconizadas pela Deliberação nº 53/05.
- O interessado em concursos públicos deve verificar os editais para se certificar que o curso atende aos pré-requisitos exigidos.

Diferenciais
Preparar o gestor para liderar, de maneira democrática, a proposta pedagógica da escola na qual atua, para que contribua na concretização da função social da escola, com visão estratégica e empreendedora, que abarque as diferentes dimensões da gestão: participativa; pedagógica; da qualidade educacional; das pessoas e da formação dos professores; da comunicação organizacional; da financeira; dos recursos materiais e dos serviços.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Investimento
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
março/2018
Término:
junho/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Gestão Escolar (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação
O egresso deste curso está habilitado para atuar em instituições educacionais públicas (exceto na rede estadual de São Paulo) e privadas, de educação básica e profissional, desenvolvendo funções de direção, supervisão, coordenação e orientação educacional, segundo princípios de gestão estratégica e empreendedora, que lhe possibilitem identificar os desafios inerentes às suas funções e criar oportunidades para a sua superação, com criatividade, iniciativa e capacidade de inovação nos aspectos educacionais. Para tanto, estarão aptos a:
- Gerir de maneira democrática a construção, implantação e avaliação coletiva da proposta pedagógica da escola, liderando esse processo com visão estratégica e empreendedora, com vista a promover a qualidade educacional e a sustentabilidade.
- Coordenar a elaboração do planejamento estratégico da escola, identificando ameaças e oportunidades, definindo metas de resultados educacionais e financeiros, voltadas à qualidade e à sustentabilidade da instituição.
- Supervisionar os processos de registros escolares, utilizando-os não somente como instrumento de legitimidade para os atos escolares, mas também como fonte de dados e informações que contribuam para a tomada de decisões gerenciais que favoreçam a aprendizagem dos alunos.
- Orientar professores no planejamento e avaliação escolar, estimulando a proposição de alternativas metodológicas inovadoras e a utilização de recursos didáticos diversos e de novas tecnologias, tendo como base a consecução da proposta pedagógica.
- Gerenciar os processos administrativos existentes na escola, com visão estratégica e liderança, num processo de gestão compartilhada voltado à consecução dos objetivos educacionais.

Panorama de mercado
O poder público tem investido cada vez mais em programas que visam à expansão da educação básica e profissional: Rede Ensino Médio Técnico; Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação; Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância); Programa Brasil Profissionalizado; Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec); Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (Proeja); Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Estes programas sinalizam a expansão da educação básica e técnica, o que eleva a demanda para cargos de gestão nas escolas.

Além disso, o cenário gerado pelas grandes transformações decorrentes dos avanços tecnológicos e da mundialização da economia demanda de uma concepção de escola sob um enfoque sistêmico, no âmbito da gestão escolar. Isso significa pensar em um modelo de gestão moderno, democrático e autônomo, capaz de contribuir para elevar a qualidade da educação e promover a sustentabilidade, aqui entendida em seu conceito mais amplo, que abarca a dimensão social, econômica e ambiental.

Dessa maneira, surge a necessidade de formação especializada do gestor escolar com este novo perfil, o qual alie a visão estratégica e empreendedora à compreensão do seu papel fundamental como educador e que, nessa perspectiva, integre as dimensões de gestão para as quais direciona suas ações, ou seja, gestão da qualidade educacional, da participação democrática, do fazer pedagógico, das pessoas e da formação dos docentes, da comunicação organizacional, das finanças, dos recursos materiais e dos serviços.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2018 acontecem de 2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso será oferecido somente no formato a distância. Credenciamento junto ao MEC Portaria nº 683, de 25 de maio de 2012. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.
 

Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Público-alvo
Este curso destina-se a graduados que necessitem ou que tenham interesse em habilitar-se para a gestão de instituições educacionais de educação básica ou profissional, públicas (exceção feita à rede estadual de São Paulo cf. Deliberação CEE 53/05) ou privadas, ou àqueles já habilitados que pretendem investir no seu desenvolvimento profissional. Este curso de 360 horas não possibilita, portanto, a atuação na gestão de escolas do Sistema Estadual de Ensino no Estado de São Paulo.

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
Este curso prevê situações ativas de aprendizagem, nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Como o curso acontece em ambiente virtual de aprendizagem, esse objetivo é alcançado com o apoio de mecanismos de interação e comunicação adequados, além da disponibilização de conteúdos, recursos multimídia (vídeos e aulas narradas) e atividades avaliativas.

Nesse sentido, o curso contribui para a autonomia do aluno, a fim de que ele realize a busca constante do conhecimento, a capacidade de questionamento e de diálogo com o professor tutor e os demais colegas, além de administrar seu tempo de maneira produtiva.

As estratégias didáticas incluem tanto atividades coletivas quanto individuais, utilizando as ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, como fóruns de discussão temáticos, webconferências, exercícios de múltipla escolha, entre outras e a avaliação acontece ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

A proposta metodológica do curso visa, ainda, aproximar os participantes de situações concretas de gestão escolar por meio da construção integrada, ao longo do curso, de um projeto que tem como objetivo a elaboração de projeto de gestão para uma instituição educacional.
Programa:
Legislação educacional e políticas públicas – 32h
Proposta pedagógica e concepções em educação – 32h
Planejamento estratégico – 32h
Qualidade educacional e sustentabilidade – 32h
Gestão pedagógica e avaliação – 32h
Gestão financeira – 24h
Gestão de processos administrativos – 32h
Trabalho de conclusão de curso I: projeto - concepção da escola – 24h
Abordagens e inovações no currículo - 32h
Gestão de pessoas – 32h
Planejamento e acompanhamento do trabalho escolar – 32h
Trabalho de conclusão de curso II: projeto - plano de gestão escolar – 24h
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 225,50 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso: R$ 4.961,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes

Veja outros Cursos de Pós-graduação na área de Educação