Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI)

O especialista em Sistemas de Gestão Integrados (SGI) analisa a viabilidade, desenvolve, gerencia e aprimora processos relacionados à qualidade, ao meio ambiente, à segurança e saúde no trabalho e à responsabilidade social. Para isso, utiliza os SGI, conjuntos de normas específicas que, juntos, contribuem para a melhoria do desempenho geral das organizações.

Pioneiro, o Senac foi o primeiro a oferecer uma especialização que vai além de um sistema isolado ou da integração de apenas três deles. Ao contemplar as quatro áreas da gestão integrada, proporciona uma formação mais completa, dinâmica e alinhada ao mercado.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
agosto/2018
Término:
dezembro/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI) (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação

O profissional com esta especialização poderá atuar em empresas, consultorias e assessorias, participando de equipes multiprofissionais que implantam e implementam os Sistemas de Gestão Integrados (SGI). Entre outras possibilidades, fica habilitado a gerenciar as normas ISO e as especificações da OHSAS nas organizações.
Ressaltamos que o curso de pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho 11647001 não certifica o aluno como auditor ou perito.

Panorama de mercado
Com cenário globalizado e mais seletivo, as empresas passaram a investir na melhoria da qualidade de seus produtos e serviços. Demandas que envolvem aspectos ambientais, a saúde e segurança do trabalhador e a responsabilidade social perante a comunidade ganharam importância estratégica: o mercado exige que o trabalho das organizações reflita seu comprometimento em atender aos padrões internacionais de qualidade, gestão ambiental e proteção à integridade dos colaboradores.

Assim, a viabilidade e a sobrevivência do negócio consideram mais do que resultados econômico-financeiros. A competitividade e o bom desempenho estão diretamente relacionados ao valor percebido pelo cliente nos produtos e serviços oferecidos, à satisfação dos funcionários e da própria sociedade com a contribuição ambiental e social da empresa. Aplicando o princípio da melhoria contínua, os SGI utilizam métodos de gestão e realização de atividades para otimizar recursos, prevenir doenças e acidentes e tratar potenciais problemas, visando melhores resultados econômicos, ambientais e sociais.

O especialista do setor pode integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO e as especificações OHSAS nas organizações.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2018 acontecem de 2 de maio a 31 de julho de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso será oferecido somente no formato a distância.

Recredenciamento junto ao MEC Portaria nº 494, de 11 de abril de 2017. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso. 

Público alvo e pré-requisito:
Candidato:
- Portadores de diploma de graduação;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial ao final de cada semestre para avaliações obrigatórias, no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD;
- Disponibilidade para realizar a defesa presencial após o período de finalização do TCC (trabalho de conclusão de curso), no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Computador:
- Acesso à internet (recomendável banda larga);
- Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux;
- Possuir endereço eletrônico;
- Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment;
- Browser de navegação (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox);
- Mínimo de 512 Mb de memória Ram;
- Placa de som (on-board ou off-board);
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).

Público-alvo:
Este curso destina-se a Engenheiros, Biólogos, Administradores, Advogados, Arquitetos, Médicos do Trabalho e demais profissionais graduados. Entre outros profissionais, auditores, consultores e gestores das áreas ambiental, qualidade, saúde e segurança do trabalho e responsabilidade social.

Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.
Metodologia:
Indo além da base teórica, a proposta metodológica privilegia a pesquisa, os estudos de casos e a análise de situações-problema. Ao longo do curso, é valorizada a participação proativa em grupos de trabalho voltados aos temas de estudo, estimulando o desenvolvimento de uma visão crítica e integrada.

Entre as competências desenvolvidas no curso estão:
- Analisar o contexto das empresas com base no histórico e nos indicadores ambientais, ocupacionais, da qualidade e da responsabilidade social, para aperfeiçoar e integrar os sistemas de gestão;
- Desenvolver planos de ação alinhados à visão estratégica da organização;
- Gerir a implementação e manutenção de sistemas de gestão integrados, considerando as especificidades de cada sistema e as necessidades da empresa;
- Intervir e propor melhorias ou soluções para problemas relacionados a meio ambiente, qualidade, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social;
- Por meio de metodologias da gestão de pessoas, gerenciar e motivar equipes envolvidas nas etapas dos SGI.
Programa:
Componentes curriculares:
- Gestão Organizacional
- Sustentabilidade Organizacional
- Fundamentos e Conceitos da Qualidade
- Gestão da Qualidade
- Trabalho de Conclusão de Curso 1: pesquisa e estruturação do projeto
- Prevenção e Controle da Poluição
- Gestão de Meio Ambiente
- Gestão dos Programas Ocupacionais
- Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
- Gestão da Responsabilidade Social
- Gestão dos Sistemas Integrados da Qualidade, MA, SST e RS
- Trabalho de Conclusão de Curso 2: implantação de sistemas de gestão integrados
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 295,54 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso R$ 6.502,00

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes